segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um dia no eco-mercado...










Um dia festivo, animado, trabalhoso... Valeu a pena? Valeu.
Os fundos revertem a favor de uma instituição de protecção a animais na zona de Torres Vedras.
Deixamos aqui as fotos...
Boas férias para todos!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

terça-feira, 8 de junho de 2010

Um dia em Paris... /Un jour à Paris...

Um dia em Paris

Um dia fui a Paris visitar a Torre Eiffel e o Palácio de Versalhes.

Torre Eiffel

A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel para a Exibição Universal de 1889, em Paris, realizada na data do centenário da Revolução Francesa. Ainda hoje, é um dos principais símbolos de Paris e da França. A Torre levou dois anos para ser concluída e foi inaugurada pelo Príncipe de Gales que, posteriormente, se tornou o Rei Eduardo VII do Reino Unido.

Até a época da construção da Torre Eiffel, a edificação mais alta erguida por seres humanos era a Grande Pirâmide de Quéops, no Egipto, com 138 metros de altura e quase cinco mil anos de idade. A Torre Eiffel permaneceu como a construção mais alta do mundo até 1930.

Palácio de Versalhes

O Palácio de Versalhes é uma construção imponente e luxuosa situada na cidade de Versalhes . Começou a ser construído nas primeiras décadas do século XVII. Em 1664, durante o governo de Luís XIV, foi finalizado.

Foi utilizado como centro do poder real francês durante o regime absolutista. Representava o grande poder económico e político da realeza francesa nos séculos XVII e XVIII.

Possui 700 quartos, 2 mil janelas e mais de 1000 lareiras. O parque que envolve o palácio tem, aproximadamente, 700 hectares. Internamente é muito luxuoso, Possui obras de arte, detalhes em ouro no tecto e paredes, lustre de cristal e pisos de mármore.

Foi transformado em museu no ano de 1837. É considerado um dos maiores palácios do mundo e tornou-se Património Mundial da Unesco. É um dos pontos turísticos mais visitados da Europa.

________________________________________

Un jour à Paris
Un jour je suis allé à Paris et j'ai visité la Tour Eiffel et le palais de Versailles.


Tour Eiffel

La Tour Eiffel a été construite par Gustave Eiffel pour l'Exposition Universelle de 1889 à Paris, qui s'est tenue à la date du centenaire de la Révolution française. Une structure révolutionnaire pour la saison. Même aujourd'hui, l'un des principaux symboles de Paris et la France.

Il a fallu deux ans pour terminer la tour qui a été inaugurée par le prince de Galles, qui devint plus tard le roi Édouard VII du Royaume-Uni. Au moment de la construction de la Tour Eiffel, c'était le plus grand bâtiment construit par l'homme après la grande pyramide de Kheops en Egypte avec 138 mètres de haut et près de cinq mille ans. La tour Eiffel est restée le plus haut bâtiment du monde jusqu'à 1930.


Le Palais de Versailles
Le Palais de Versailles est un bâtiment luxueux et impressionnant situé dans la ville de Versailles .
La maison a commencé à être construite dans les premières décennies du XVIIe siècle. En 1664, au cours du règne de Louis XIV, elle a été achevée.
Ce palais a été utilisé comme centre de pouvoir au cours de l'absolutisme royal français.
Il représente la grande puissance économique et politique de la royauté française aux XVIIe et XVIIIe siècles.
Il dispose de 700 chambres, 2 mille fenêtres et plus de 1.000 incendies. Le parc qui entoure le palais a environ 700 hectares.
En interne, il est très luxueux: il y a des œuvres d'art, or sur le plafond et les murs, lustre en cristal et des sols en marbre.

Il a été transformé en musée en 1837.
Il est considéré comme l'un des plus grands palaces dans le monde.
Il est considéré comme patrimoine mondial par l'UNESCO.
Il est l'un des sites touristiques les plus visités en Europe.

Ovidiu Plesca
Emanuel Ferreira

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Vasectomia

A Vasectomia ou deferentectomia é um método contraceptivo através da ligadura dos deferentes -canais no órgão sexual do homem. É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto.
É uma cirurgia de esterilização voluntária.

A Vasectomia é realizada em jovens a partir do 25 anos e com, pelo menos, 2 filhos.

As vantagens da vasectomia:
Com duração de 30 minutos, a vasectomia é um procedimento rápido, ambulatório e de baixo risco. É uma boa alternativa na lista dos métodos anticoncepcionais.


As desvantagens da vasectomia:
• Ao contrário da esterilização feminina, a vasectomia não é imediatamente eficaz após a cirurgia. São necessários por vezes 3 ou mais meses até que todos os espermatozóides desapareçam do canal deferente que ficou a jusante do corte. Enquanto isso não acontece o casal deverá utilizar outro método anticoncepcional até que existam 2 contagens de espermatozóides negativas.

Trabalho realizado por:
-Bruno Lourenço 7ºF nº5
-Catarina Caetano 7ºF nº7
-Laura Gomes 7ºF nº15
-Mariana Braz 7ºF nº16

Pílula do dia seguinte





A pílula do dia seguinte serve para evitar a gravidez, de emergência, principalmente quando outro método anticoncepcional falha. Dependendo do caso acelera a menstruação e atrasa a ovulação.



Tem a vantagem de impedir a fecundação caso seja tomada até 72 horas, após a relação sexual.



Tem a desvantagem de não poder ser usada muitas vezes pois, assim, menos eficácia terá. Deve só ser usada em caso de emergência. Não protege contra as DST.

Emanuel Bernardes

Emanuel Ferreira

Laqueação de trompas


A laqueação de trompas é feita através de uma cirurgia que bloqueia as trompas de Falópio, logo, os espermatozóides são impedidos de chegar ao óvulo.
Se a mulher a fizer nunca mais poderá ter filhos, pois este procedimento é irreversível.
É um método muito eficaz.

Vantagens:
• Não apresenta efeitos colaterais a longo prazo;
• Não interfere nas relações sexuais ou função sexual;
• Não interfere na produção de hormonas pelos ovários.

Desvantagens:
• A mulher pode arrepender-se mais tarde, nesse caso a reversão requer cirurgia complexa, é cara e com pouca garantia de eficácia;
• Riscos e efeitos colaterais da cirurgia;
• O valor dessa cirurgia é mais alto do que a vasectomia;
• Dor/desconforto de curta duração após procedimento;
• Sem protecção para DST/SIDA.

Bruno Lourenço
Catarina Caetano
Laura Gomes
Mariana Braz

Alpes e pirenéus franceses


ALPES FRANCESES:

Os Alpes constituem uma cordilheira situada na Europa Ocidental, começando pela cidade italiana de Génova e terminando na região do rio Danúbio, próximo de Viena. Os Alpes ligam as fronteiras com a Itália e a Suíça. De altitude têm 4807 metros no monte branco e de comprimento são cerca de 1200 km.
O monte branco é a montanha mais alta de França e da Europa ocidental. Nos anos 60, no séc. XX, foi aberto na sua base um túnel com 12km.





PIRENÉUS FRANCESES:

Os Pirenéus constituem também uma cordilheira situada no sudoeste da Europa cujos montes formam uma fronteira natural entre França e a Espanha. Os Pirenéus separam a Península Ibérica da França e espalham-se por aproximadamente 430 km, desde o golfo do Biscaia, no Oceano Atlântico, até ao cabo creu (extremo oriental da Espanha continental), no mar Mediterrâneo.





ALPES FRANÇAIS:


Les Alpes sont une chaîne de montagnes située dans l'ouest de l'Europe, à commencer par la ville italienne de Gênes et se termine au Danube, près de Vienne. Les Alpes reliant la frontière avec l'Italie et la Suisse. 4807 mètres d'altitude sur la montagne sont en blanc et la longueur d'environ 1200 km.

Mont Blanc est la plus haute montagne en France et en Europe occidentale;. dans les années 60 du XX siècle a été ouvert à sa base d'un tunnel de 12 km.




Pyrénées françaises:

Les Pyrénées sont également une chaîne de montagnes située dans le sud-ouest l'Europe dont les collines ont été une frontière naturelle entre la France et l'Espagne. Les Pyrénées séparent la France de la péninsule ibérique ce qui s'étend sur environ 430 km du Golfe de Gascogne, l'Océan Atlantique, jusqu'à ce que le cordon cru (la limite est de l'Espagne continentale) en Méditerranée.









TRABALHO REALIZADO POR:

Ines Gomes Martinho

Visita ao museu de Odrinhas



No dia 10 de Março, participámos (a nossa turma e o 7ºE) numa visita de estudo ao Museu de Odrinhas, no âmbito da disciplina de História, pois iríamos estudar o povo Romano. Partimos às 9h da escola, com os professores responsáveis pelas turmas e fomos para o museu. Quando lá chegámos comemos e jogámos alguns jogos. Uma vez lá dentro fomos recebidos pela nossa Guia, vimos túmulos e aprendemos a escrever em placas de cera. Às 13h chegámos à escola, despedimo-nos dos professores e apanhámos o autocarro para casa.


Trabalho realizado por:
Lara Antunes nº14
Nicole Ludovino nº18
7ºF

Anel vaginal





ANEL VAGINAL


1-O que é o anel vaginal;
2-Contra-indicações;
3-Como colocar;
4-Efeitos secundários;
5-Outras informações.

O que é o anel vaginal?


O anel vaginal é um contraceptivo hormonal para uso vaginal.
O anel liberta dois tipos de hormonas, de uma forma contínua, que são absorvidas para a corrente sanguínea. As hormonas libertadas evitam que se libertem os óvulos dos ovários e assim evita-se a fecundação.

Contra-indicações:

Problemas de trombose venosa (varizes), no coração ou AVC (acidente vascular cerebral) ;
Epilepsia;
Tensão elevada;
Excesso de peso;
Problemas hepáticos graves;
Cancro da mama ou genital porque são dependentes de hormonas;
Doença que afecte o sistema imunitário.

Como colocar?

O Anel pode ser colocado com a mulher deitada, agachada, ou em pé.
Após ser retirado da embalagem deve ser flexionado .
A mulher deve introduzi-lo na vagina, empurrando-o com o dedo até não senti-lo mais.
O anel vaginal, após colocado, não é sentido pela paciente.
A colocação é no 5º dia da menstruação e deve permanecer no local por 21 dias.
Para retirar o anel basta inserir o dedo na vagina e puxar o anel.
Deverá ser feita uma pausa de 7 dias e o novo anel deve ser utilizado por mais 21 dias.



Efeitos secundários:

Não é normal acontecerem efeitos secundários, mas poderá causar náuseas, vómitos ou hemorragia vaginal.

Outras informações:

a)Quando começar a aplicar?
Se não está a usar um outro método hormonal, o anel deverá ser colocado durante o período menstrual. Durante o primeiro mês deverá haver prevenções extra para não engravidar.
Se já usava um método hormonal, deverá aplicar o anel no dia em que começaria a tomar uma nova embalagem.


b)Eficácia: 99,6% a 99,8%



Trabalho realizado por: Ana Peters

Métodos contraceptivos - DIU


O que é o DIU?

É um pequeno objecto de plástico e cobre que se coloca no interior do útero, alterando a acidez do mesmo.

Assim dificulta a sobrevivência de espermatozóides.

Quais as suas vantagens?

O seu maior benefício é a ausência de preocupação diária com a prevenção da gestação.

Quais as suas desvantagens?

Aumenta o fluxo menstrual em até 1/3.

Tem um custo inicial elevado para a maioria das mulheres de classes sócio económicas mais baixas.


Rafael

Tiago

Contraceptivos orais

CONTRACEPTIVOS ORAIS


O contraceptivo oral é uma pílula, também conhecida como pílula anticoncepcional.

Resulta de uma combinação de estrogénio e progestágeno administrada oralmente para inibir a fertilidade normal da mulher.

Os contraceptivos orais são usados actualmente por muitas mulheres em todo o mundo.



Para que serve?


A pílula é tomada diariamente para impedir a libertação dos óvulos do ovário.

Isso também diminui o fluxo durante o período da menstruação e protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Por outro lado, a pílula aumenta o risco de doenças cardíacas.



Vantagens:


- O único método contraceptivo que pode ser utilizado pela mulher após a relação sexual;
- No caso de falha do método, não causa efeitos colaterais no feto;

- Não é abortivo, previne o aborto;
- Previne a gravidez não-planeada como mais uma opção contraceptiva.


Desvantagens:

- Os comprimidos possuem alta concentração de hormonas e só devem ser utilizados em casos de emergência;
- Em mulheres que amamentam, pode diminuir a quantidade do leite materno;
- A menstruação pode adiantar ou atrasar alguns dias;
- O uso repetido ou frequente, desregula o ciclo menstrual e facilita a gravidez mais do que os outros métodos.





Trabalho Realizado Por:

Beatriz Constantino nº4
Lara Antunes nº14

Preservativo masculino

O que é o preservativo masculino?

O preservativo é um método de barreira contraceptivo usado por homens. É um dispositivo descartável em forma de tubo, feito de borracha fina de látex ou membrana animal.
É colocado no pénis erecto, logo antes da relação sexual.
Preservativos de látex permitem uma barreira contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
Os preservativos masculinos estão disponíveis numa grande variedade de tipos, cores e texturas e ajustam-se na maioria de homens.

Para que serve o preservativo masculino?
Para proteger de doenças sexualmente transmissíveis e também evita a gravidez da mulher.

Quais são os benefícios?

• Eles são 90% eficientes na prevenção da gravidez quando usados sem uma espuma ou geleia espermicida e 97% eficientes quando usados com espermicida.
• Os preservativos de látex provêm protecção contra a disseminação de doenças sexualmente transmissíveis.
• Eles podem ser comprados em farmácias e supermercados sem prescrição.
• É um método relativamente barato para o controle de natalidade.
• Eles são pequenos, fáceis de transportar e descartáveis.
• Não existem efeitos colaterais.

Quais são as desvantagens?
• Existe perigo de vazamento ou rompimento durante a relação sexual.
• Pode desprender-se do pénis ao ser retirado da vagina, derramando esperma e podendo causar gravidez.
• A interrupção da relação sexual para que o preservativo seja colocado.
• Se um preservativo é exposto ao calor por muito tempo (por exemplo, ser levado num bolso de trás), pode ficar vulnerável a defeitos.

Como é usado?

Deve usar-se um novo preservativo todas as vezes que se tiver relações sexuais.
Coloca-se o preservativo rolando-o sobre o pénis erecto, deixando um espaço na ponta que deve ser apertada para liberar qualquer porção presa de ar e evitar que rompa durante o acto sexual.
Deve ainda usar-se uma espuma ou geleia espermicida junto com um preservativo para reduzir as possibilidades de gravidez.

Patrícia Gonçalves
Sara Santos

Métodos contraceptivos injectáveis

O que é?



Tal como a designação indica,trata-se de uma injecção intra-muscular.A solução vai-se introduzindo lentamente na corrente sanguínea e, à semelhança da pílula, previne a ovulação.Cada injecção tem efeito de 3 meses, ou seja, 12 semanas.



Vantagens da sua utilização:

- previnem a gravidez;
- são reversíveis;
- trazem benefícios ao ciclo menstrual;
- diminuem ou eliminam as cólicas e outras dores menstruais.

Desvantagens:
-Não protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis;
-O uso dos preservativos deve ser associado aos injectáveis;
- Podem provocar dores de cabeça;

Podem levar à ocorrência de alterações no ciclo menstrual nos primeiros meses de uso.

Cristiana Antunes

Marisa Miranda

Preservativo feminino



O preservativo feminino é um método de anticoncepcional.


O preservativo feminino é feito por um tubo de borracha fina, que tem duas extremidades e em cada uma delas existe um anel. Um destes anéis é fechado e inserido na vagina de modo a tapar o útero, a outra extremidade é aberta e ajusta-se em volta da vagina e da vulva.




As desvantagens são as seguintes:

  • Necessita de ser planeado com antecedência;


  • Pode ser difícil de inserir;


  • Custa o triplo do preservativo masculino;


  • Demora-se algum tempo para adquirir a prática de o colocar;


  • A eficácia anticoncepcional depende da determinação de seguir as instruções.




As vantagens são as que se seguem:

  • Protege contra doenças sexualmente transmissíveis;


  • Não é necessário receita médica;


  • Não tem efeitos secundários;


  • Evita a gravidez;


  • É mais resistente que o preservativo masculino;


  • Não afecta a amamentação.

Alexandra Fogaça
Rui Antunes


Implante contraceptivo



Um implante contraceptivo é um método de contracepção de longa duração.Dura 3 anos perdendo lentamente a sua eficácia e só pode ser utilizado por mulheres saudáveis entre os 18 e os 40 anos.


Tem muitas vantagens como:


-Eficácia de longa duração;


-Não necessita de controlo diário;


-Se decidir engravidar pode removê-lo...


Mas também tem desvantagens, tais como:


-A ocorrência de acne;


-Dores de cabeça;


-Aumento do peso;


-Aumento da sensibilidade mamária.




É inserido e removido apenas por profissionais de saúde com conhecimentos no procedimento e deverá ser removido ao fim de 3 anos de utilização.

Nicole Ludovino
Solange Lopes

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Ao meu amigo que nunca será esquecido, Abner

O meu amigo era engraçado
Nunca andava magoado, mas sim animado
Era alegre e sorridente
Com ele toda a gente estava contente.
Tinha a vida toda pela frente
E é nele que agora pensa a minha mente.
Gostava de jogar futebol, era bom a jogar
E sabia como amar.
Não vale a pena chorar
Agora só nos resta recordar.
Ele era uma pessoa especial
E todos o achavam banal
O seu nome será recordado
Pois sempre foi amado
Estará sempre no meu coração
E no daqueles que amanhã chorarão
Quem não o conhecia fica a perder
Pois ele era um amigo daqueles que não são para esquecer.

Nos nossos corações: Abner

Amigo
Bondoso
Namorador
Especial
Risonho


És um bom amigo, és um bom companheiro e és um bom colega.
Lamentamos imenso aquilo que te aconteceu, todos os teus amigos estão a sofrer. Nunca vimos tanta gente a sofrer junta, todos os teus colegas uniram-se. Todos nós gostamos muito de ti, estarás sempre no nosso coração.
A tua morte foi má e absurda.
Vamos ter muitas saudades tuas!

I will always remember you (for Abner)




You'll be always in my mind
always in my heart

always in my soul, my friend

and I'll never forget you

I'll never be alone

'cause I know you'll continue

by my side.

Life is this

We loose people

We win people

but at the end we'll always remember

the people that we loose.

We know that all is going to be fine

We don't need to cry

We just need to be happy

'cause our friend is happy

Our friend is free

And we know it...





For Abner,

a brother,

a sun,

a friend.



(Bob Marley o teu cantor favorito)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Festival Indie Júnior - Curtas - "O gigante"

Neste filme surge um rapaz que em quase toda a sua vida foi baixo, tinha uma grande tristeza por isso: ele ia comprar revistas e não chegava à banca,por exemplo. Entretanto foi crescendo. Quando ainda era pequeno, num local onde quisesse pedir uma bebida, ninguém o atendia, pois quase nem o viam, mesmo com mulheres não tinha sorte pois elas normalmente escolhiam homens mais altos.

Um dia começou a crescer e tornou-se num gigante. Ganhou popularidade quando passou a ser maior. Contudo, surgiram outros problemas.

Passou também a perceber que a altura não era importante, mas sim o que sentia no seu coração.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CONTRA TESTES DE COSMÉTICOS EM ANIMAIS

Este filme contém imagens impróprias para pessoas sensíveis, mas se querem perceber mais sobre Testes em animais vejam o filme!!

A Terra é a nossa casa

Este filme (em exibição no site da Greenpeace) demonstra que o planeta é a nossa CASA. Se ele continuar a ficar poluído nós vamos acabar por desaparecer, por isso ajude também a respeitar mais o planeta. É tão bom brincar, correr, saltar, divertirmo-nos, sair à rua e ver campos verdes onde não há poluição!! Espero que com este filme aprendam a importância de ajudar o planeta!!
Não foi feito por nós, mas parece-nos muito pertinente a sua divulgação!Reflecte e respeita a tua mãe...TERRA!O filme: http://www.greenpeace.org/me2

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Terra, amiga Terra...


O dia da ter surgiu em 1970 criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson.

Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, o protesto foi coordenado por Denis Hayes a nível nacional.

Denis Hayes conduziu à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

No dia 22 de Abril de 1990 foi adoptado mundialmente o nome Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial e ajudando a preparar o caminho para a Cimeira do Rio (1992).

Actualmente, uma organização internacional, a Rede Dia da Terra coordena eventos e actividades a nível mundial que celebram este dia.

São muito raras as pessoas que nunca ouviram falar das preparações ambientais e que não se identificam com algumas delas.

Milhares animais são maltratados todos os anos e eles pertencem ao nosso planeta Terra eles são mortos, espancados, abandonados, feridos... e muitas das pessoas não fazem nada...

Esses animais não nos fazem mal, mas no entanto Nós, os Seres Humanos tratamo-los como se fossem lixo.

Dia 22 de Abril foi o Dia da Terra, vamos fazer um esforço e tratar melhor os nossos animais. Eles merecem toda a nossa atenção e cuidados.

Os animais são importantes para a nossa comunidade pois sem eles não existiríamos. Devemos dar valor aos animais pois um dia,quase sem nos apercebermos, eles poderão deixar de existir...

Trabalho elaborado por:

Catarina Costa nº6

Débora Alves nº9

Laura Gomes nº15

Cuidados a ter com gatos bebés














CUIDADOS A TER COM GATINHOS BEBÉS

Existem muitos gatinhos que perdem a mãe muito cedo, pois são gatos da rua. Estes animais estão mais sujeitos a todo o tipo de doenças. Quando encontramos um gatinho ainda bebé não devemos entregá-lo a um gatil pois será pouco provável que sobreviva, o ideal será ficar com ele e dar-lhe as condições necessárias para que se torne um gato saudável ou providenciar uma família que o acolha.

1 - O que se deve fazer quando recolhemos um gatinho

Antes de mais deve-se tentar perceber a idade do animal para melhor corresponder às suas necessidades.

Quando nascem, os gatos pesam entre 60 a 120 gramas e dobram o seu peso durante a primeira semana de vida.

Começam a gatinhar por volta das 3 semanas.

Os olhos só abrirão entre os 7 e os 10 dias. Só se pode definir a cor dos seus olhos aos 3 meses, até aí têm olhos de leite.


2 - Como aquecer um gatinho

Quando são bebés, os gatinhos necessitam de um ambiente quentinho. Deve-se arranjar uma caixa de transporte ou improvisar com uma caixa de cartão. Dentro da caixa faz-se uma cama com mantas ou cobertores velhos, algo que seja quentinho.

Se vir que o seu gatinho tem frio prepare um saco de água quente e envolva-o em toalhas ou numa pequena manta, de forma a não queimar o animal. Enquanto o animal não estiver sem frio não deve alimentá-lo pois não fará a digestão convenientemente.

3 - Alimentar um gatinho

Enquanto são bebés devem-se alimentar os gatinhos com leite próprio, nunca com leite de vaca pois além de não conter os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento poderá causar-lhes diarreia.

Abre-se-lhes a boca gentilmente e introduz-se a tetina do biberão ou a seringa. Caso o gatinho se engasgue, deve-se segurá-lo entre as duas mãos e voltá-lo de cabeça para baixo até que pare de tossir.
Se ele se recusar a mamar esfregue-lhe as costas e a cabeça, para que sinta o conforto que a mãe lhe daria antes de o alimentar, se for falta de apetite deve persistir. Pode ser um sinal de doença pelo que deve consultar um veterinário.

A sua alimentação deve ser dividida por várias refeições conforme a idade do animal:

- Menos de 1 semana: deve ser alimentado de 3 em 3 horas;
- 2 semanas: deve ser alimentado todas as 4 a 6 horas;
- 3 semanas até ao desmame às 4 ou 5 semanas: deve ser alimentado de 8 em 8 horas.

Mantenha as garrafas de leite abertas no frigorífico para que este não azede, antes de alimentar o animal deve aquecer um pouco.

5- Necessidades

As mães dos pequenos gatinhos costumam lamber-lhes a região anal para que estes consigam fazer as suas necessidades. Na ausência desta deve, após alimentar o seu gatinho, massajar com um pouco de algodão húmido (não molhado) na zona genital e na parte do abdómen.

Por volta das quatro semanas deve começar a habituar o seu gatinho a fazer as suas necessidades dentro de uma caixa com liteira. Para habituá-lo depois de cada refeição ponha-o na caixa. Caso defeque fora da caixa apanhe as fezes com uma espátula e coloque na caixa.

6 - Higiene

Os gatinhos que são abandonados pelas mães, acumulam muita sujidade.
Embora os gatos com mais de 1 semana possam ser sujeitos a um banho é preferível evitar e lavá-los com toalhitas. Caso tenha mesmo de tomar banho deve usar um champô próprio para este e água morna.
Deve também verificar se o gatinho contém sujidade nas orelhas e limpá-las com cuidado, com cotonetes. Se voltar a acumular cera abundante é possível que o pequeno tenha uma otite e deve consultar um veterinário.
Os olhos devem ser limpos com um disco de algodão embebido em soro fisiológico. Se houver formação de ramelas e sinais de inflamação é necessário recorrer a cuidados veterinários o mais rapidamente possível: provavelmente está perante uma doença infecto-contagiosa, vulgarmente designada por Coriza, que afecta muitos gatinhos filhos de mães não vacinadas e que sem tratamento apropriado pode levar à cegueira ou morte.
Verifique se o gatinho tem pulgas e caso tenha deve desparasitá-lo o mais rápido possível com um produto próprio para usar em gatos bebés.

Após as refeições passe-lhe uma toalhita por todo o corpo de modo a não deixar restos de comida.
Negrito



7 - Mimos e Atenção



Por fim, mas não menos importante, há que fazer com que o animal se sinta acarinhado e seguro. Dispense algum tempo por dia para lhe fazer festas e deixá-lo dormir ao seu colo, nem que seja enquanto está a ver um pouco de televisão ou a ler um livro. Se possível, deixe outras pessoas fazê-lo também. A habituação ao contacto humano só lhe trará vantagens.

8 - O Futuro

Se pretende dar o gatinho para adopção não deverá fazê-lo antes de este completar 2 meses. Pode procurar entre os seus amigos e conhecidos mas certifique-se de que têm condições para assumir esta responsabilidade. Um gato pode durar 15 anos ou mais anos.


Se decidir ficar com ele é também por volta dos 2 meses que deve levá-lo à primeira consulta veterinária, caso ainda não o tenha feito, para programar um calendário de vacinação.