Existem muitos gatinhos que perdem a mãe muito cedo, pois são gatos da rua. Estes animais estão mais sujeitos a todo o tipo de doenças. Quando encontramos um gatinho ainda bebé não devemos entregá-lo a um gatil pois será pouco provável que sobreviva, o ideal será ficar com ele e dar-lhe as condições necessárias para que se torne um gato saudável ou providenciar uma família que o acolha.
1 - O que se deve fazer quando recolhemos um gatinho
Antes de mais deve-se tentar perceber a idade do animal para melhor corresponder às suas necessidades.
Quando nascem, os gatos pesam entre 60 a 120 gramas e dobram o seu peso durante a primeira semana de vida.
Começam a gatinhar por volta das 3 semanas.
Os olhos só abrirão entre os 7 e os 10 dias. Só se pode definir a cor dos seus olhos aos 3 meses, até aí têm olhos de leite.
2 - Como aquecer um gatinho
Quando são bebés, os gatinhos necessitam de um ambiente quentinho. Deve-se arranjar uma caixa de transporte ou improvisar com uma caixa de cartão. Dentro da caixa faz-se uma cama com mantas ou cobertores velhos, algo que seja quentinho.
Se vir que o seu gatinho tem frio prepare um saco de água quente e envolva-o em toalhas ou numa pequena manta, de forma a não queimar o animal. Enquanto o animal não estiver sem frio não deve alimentá-lo pois não fará a digestão convenientemente.
3 - Alimentar um gatinho
Enquanto são bebés devem-se alimentar os gatinhos com leite próprio, nunca com leite de vaca pois além de não conter os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento poderá causar-lhes diarreia.
Se ele se recusar a mamar esfregue-lhe as costas e a cabeça, para que sinta o conforto que a mãe lhe daria antes de o alimentar, se for falta de apetite deve persistir. Pode ser um sinal de doença pelo que deve consultar um veterinário.
A sua alimentação deve ser dividida por várias refeições conforme a idade do animal:
- Menos de 1 semana: deve ser alimentado de 3 em 3 horas;
- 2 semanas: deve ser alimentado todas as 4 a 6 horas;
- 3 semanas até ao desmame às 4 ou 5 semanas: deve ser alimentado de 8 em 8 horas.
Mantenha as garrafas de leite abertas no frigorífico para que este não azede, antes de alimentar o animal deve aquecer um pouco.
5- Necessidades
As mães dos pequenos gatinhos costumam lamber-lhes a região anal para que estes consigam fazer as suas necessidades. Na ausência desta deve, após alimentar o seu gatinho, massajar com um pouco de algodão húmido (não molhado) na zona genital e na parte do abdómen.
Por volta das quatro semanas deve começar a habituar o seu gatinho a fazer as suas necessidades dentro de uma caixa com liteira. Para habituá-lo depois de cada refeição ponha-o na caixa. Caso defeque fora da caixa apanhe as fezes com uma espátula e coloque na caixa.
Os gatinhos que são abandonados pelas mães, acumulam muita sujidade.
Verifique se o gatinho tem pulgas e caso tenha deve desparasitá-lo o mais rápido possível com um produto próprio para usar em gatos bebés.
Após as refeições passe-lhe uma toalhita por todo o corpo de modo a não deixar restos de comida.
7 - Mimos e Atenção
Por fim, mas não menos importante, há que fazer com que o animal se sinta acarinhado e seguro. Dispense algum tempo por dia para lhe fazer festas e deixá-lo dormir ao seu colo, nem que seja enquanto está a ver um pouco de televisão ou a ler um livro. Se possível, deixe outras pessoas fazê-lo também. A habituação ao contacto humano só lhe trará vantagens.
8 - O Futuro
Se pretende dar o gatinho para adopção não deverá fazê-lo antes de este completar 2 meses. Pode procurar entre os seus amigos e conhecidos mas certifique-se de que têm condições para assumir esta responsabilidade. Um gato pode durar 15 anos ou mais anos.
Se decidir ficar com ele é também por volta dos 2 meses que deve levá-lo à primeira consulta veterinária, caso ainda não o tenha feito, para programar um calendário de vacinação.
Sem comentários:
Enviar um comentário