sexta-feira, 30 de abril de 2010
O manifesto para queda livre
A curta metragem “Manifesto para queda livre” reflecte sobre a nossa luta constante contra o tédio e o medo da morte.
Muitas pessoas procuram perder esse medo por isso praticam actividades radicais como o bungee jumping.
Há imagens muito bonitas de paisagens onde se pratica esta modalidade.
Alexandra
Um festival diferente... Indie Lisboa
O IndieLisboa é um festival de cinema com a duração de 11 dias, que decorre anualmente em Lisboa.
Longas e curtas metragens, obras de ficção, filmes de animação, experimentais e documentários. Tem como objectivo principal a promoção e divulgação de obras e autores nacionais e estrangeiros ao Público em geral e aos profissionais do sector.
A par da programação de cinema, o IndieLisboa organiza actividades paralelas, acções, eventos, palestras, conversas, entre outros, de forma a garantir a adesão e o envolvimento dos diversos públicos do Festival com o cinema.
Este evento distribui-se por vários espaços/equipamentos culturais de Lisboa, promovendo a dinâmica urbana, quer de espaços culturais quer na circulação de públicos.
Os grandes objectivos do IndieLisboa são: incentivar a criação de autores de cinema, melhorar a circulação das obras e dos autores em território nacional e internacional e promover o cinema português no mundo, tentando fazê-lo chegar ao maior número de pessoas.
O IndieLisboa é, por excelência, a festa do cinema. É um festival internacional e generalista, com histórias reais para pessoas reais.
Zero em Comportamento
Nascida em 2001, a Zero em Comportamento afirmou-se como uma alternativa à exibição comercial de cinema em Lisboa, apostando na reposição de filmes e, principalmente, na apresentação de filmes inéditos em Portugal.
A actividade da Zero em Comportamento esteve centrada entre 2001 e 2003 na programação do Cine-Estúdio 222, embora sempre que possível procurando outros espaços complementares (nomeadamente, a Videoteca Municipal e o Fórum Lisboa) e estabelecendo co-produções com cineclubes e outras entidades para apresentar filmes noutros locais do país. Foi uma experiência muito bem recebida pelo público lisboeta, pois passaram pela sala do Cine-Estúdio 222, em menos de três anos, cerca de 80.000 pessoas.
A partir de 2004, a organização do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente passou a ser a principal actividade da Zero em Comportamento. Para além disso, a associação colabora também regularmente com diversas entidades nacionais e internacionais na área da programação e produção na área do cinema.
Emanuel Bernardes
Patrícia
Tiago
http://www.indielisboa.com/page.php?lang=1&id=19
Festival Indie Júnior
Os realizadores de alguns dos filmes em competição estiveram lá para comentar os seus trabalhso e esclarecer dúvidas aos espectadores.
O filme que me pareceu mais interessante foi "A Tábua" . O título tem a ver com o facto de o personagem principal ser um skater . É mesmo radical!
Rafael
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Joana Vasconcelos no Centro Cultural de Belém
Esta artista nasceu em Paris no dia 8 de Novembro de 1971, mas tem nacionalidade portuguesa.
A sua obra mais famosa, Néctar, pertence à colecção Berardo.Também fez uma escultura chamada “senhor vinho”, que foi comprada pela câmara de Torres Vedras .Actualmente tem uma exposição no CCB onde estão obras como:
-Contaminação - 2010(que muito apreciámos, pois pudemos tocar-lhe);
- Hiperconsumo -2010 ;
-Senhor Vinho - 2010;-Jardim do Éden - 2009;
-Victoria - 2008;
-Betty Boop- 2007;
- Lusonike - 2006;
-Coração Independente 2006/2005/2004;
-Passerele -2005;
-O mundo a seus pés - 2001;
-A noiva - 2001
-Strangers in the night - 2000;
-Ponto de Encontro- 2000
-Sofá Aspirina -1997;
-Flores do meu desejo - 1996.
Apresentamos aqui algumas das fotos da exposição.
Catarina Costa
Débora
Nicole
Centro Cultural de Belém - um espaço num local histórico
Abriu como centro cultural e de conferências em 1993, destacando-se no seu programa a música, artes teatrais e fotografia.
Teve um museu de design com uma colecção de peças datadas de 1937 até aos nossos dias, mas este encerrou a 31 de Agosto de 2006. Mantém-se um Serviço Educativo e mediante marcação prévia, é possível realizar visitas e ateliês dirigidos a grupos organizados. Durante o fim-de-semana realizam-se visitas guiadas gerais, temáticas, ciclos de conferências, debates e actividades para famílias.
Desde Junho de 2007 que nele encontramos o Museu Colecção Berardo.
Emanuel Ferreira
Guilherme
Rui
Festival Indie Júnior - Curtas - "SMS de mil caracteres"
Neste filme apresenta-se um concurso de mensagens onde estão oito participantes, todos do sexo masculino e de várias nacionalidades.
O primeiro partiu o dedo com os nervos. O segundo rebentou. O terceiro teve um ataque epiléptico. O quarto ficou muito vermelho tendo entrado em combustão espontânea.O quinto partiu o pescoço. Aos restantes concorrentes aconteceram outras desgraças.No fim só um participante sobrou , por sinal de etnia asiática, e, quando estava quase a conquistar o título de vencedor, desistiu e fugiu com uma rapariga a praia.
Festival Indie Júnior - Curtas - Os grandes pensadores
Marisa
Culturgest, uma fundação diferente
Este tipo de projecto é único em todo o mundo pois em nenhum outro país, um banco é o principal financiador de um espaço de cultura desta dimensão e com este tipo de oferta. Surgiu há 15 Anos e já faz parte da vida cultural de Lisboa e do País.
Em 1991, o comissário-geral do festival Europeu Portugal, que decorria nas principais cidades Belgas, Rui Vilar, o primeiro português a ocupar o cargo de director-geral na Comissão Europeia, ocupava, simultaneamente, o cargo de presidente do Grupo Caixa Geral de Depósitos e convidou Fátima Ramos para assumir o cargo de vice-comissária do mesmo festival. assim, o Edifício-Sede da Caixa Geral de Depósitos em construção passaria também a acolher esta fundação que acabou por nascer em Outubro de 1993, para mostra de arte contemporânea. Uma das principais preocupações da CGD tem a ver com a cultura e a educação, por esse motivo os espectáculos e exposições têm sempre preços convidativos e condições especiais.Foi neste edifício que tivemos, no passado dia 28 de Abril, para participarmos em ateliês de expressão dramática e assistirmos a uma das sessões de curtas do Festival Indie Júnior .
Adriana
Beatriz
Sara
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Campeonato divertido
Bruno Lourenço
São fofos, fofinhos...Como cuidar deles?
CUIDADOS COM OS ANIMAIS EM CASA
Em alguns países o acesso a boa assistência veterinária é facilitado. Mas o melhor é manter os animais de estimação saudáveis e satisfazer as suas necessidades de bem-estar.
O SEU ANIMAL DEVE ESTAR:
- Deve estar sem fome e sem sede;
- Confortável;
- Bem de saúde, caso contrário leve-o ao veterinário;
- Livre de medos e angústias;
- Livre para expressar o seu comportamento natural.
CUIDADOS DE ANIMAIS E RESPONSABILIDADE DE TODOS!
- Denuncie os maus-tratos contra animais.
- Aprenda a reconhecer os sinais de abuso ou negligência.
- Ajude a reduzir a população de animais abandonados.
Existem milhões de cães e gatos indesejados nas ruas de todo mundo.
CUIDADOS A TER COM OS ANIMAIS
a)Quando os levamos a passear devemos:
-levar o cão com uma trela para este não fugir e se for um cão considerado raça perigosa deve levar açaime, caso seja uma passeio comprido levamos o animal num veículo, e quando estacionamos devemos deixá-los à sombra, com os vidros abertos.
b)Identificação do animal:
- É importante colocar chips nos animais, porque quando se perdem é mais rápido encontrá-los.
c)Pequenos detalhes significam muito:
- Quando se chega do trabalho ou da escola devemos brincar com os animais, dar-lhes atenção,porque eles estão o dia todo à nossa espera. Dar-lhes comida, água e levá-los ao veterinário significa muito para eles. É importante deixá-los estar em contacto connosco.
d)Não se deve deixar um cão preso:
-os cães gostam de estar onde nós estamos, são animais sociáveis que adoram correr, brincar e obter atenção. Deixá-los presos implica que sejam infelizes e que venham a ter mau comportamento.
e)Castre o seu animal de estimação:
- Os animais devem ser todos castrados quando não tem possibilidades de ter mais cães, por falta de condições financeiras ou locais.
f)Se não puder acolher um animal de estimação...
-É importante procurar outro dono com muito cuidado. Não doar os animais para pesquisas ou outros tipos de actividades ilegais.
g)Nunca ignorar animais perdidos ou feridos:
-Nas ruas, eles são vítimas de maus tratos, como por exemplo: atropelamentos, envenenamento.