sexta-feira, 30 de abril de 2010

Um festival diferente... Indie Lisboa

IndieLisboa

O IndieLisboa é um festival de cinema com a duração de 11 dias, que decorre anualmente em Lisboa.
Longas e curtas metragens, obras de ficção, filmes de animação, experimentais e documentários. Tem como objectivo principal a promoção e divulgação de obras e autores nacionais e estrangeiros ao Público em geral e aos profissionais do sector.
A par da programação de cinema, o IndieLisboa organiza actividades paralelas, acções, eventos, palestras, conversas, entre outros, de forma a garantir a adesão e o envolvimento dos diversos públicos do Festival com o cinema.
Este evento distribui-se por vários espaços/equipamentos culturais de Lisboa, promovendo a dinâmica urbana, quer de espaços culturais quer na circulação de públicos.
Os grandes objectivos do IndieLisboa são: incentivar a criação de autores de cinema, melhorar a circulação das obras e dos autores em território nacional e internacional e promover o cinema português no mundo, tentando fazê-lo chegar ao maior número de pessoas.
O IndieLisboa é, por excelência, a festa do cinema. É um festival internacional e generalista, com histórias reais para pessoas reais.


Zero em Comportamento

Nascida em 2001, a Zero em Comportamento afirmou-se como uma alternativa à exibição comercial de cinema em Lisboa, apostando na reposição de filmes e, principalmente, na apresentação de filmes inéditos em Portugal.
A actividade da Zero em Comportamento esteve centrada entre 2001 e 2003 na programação do Cine-Estúdio 222, embora sempre que possível procurando outros espaços complementares (nomeadamente, a Videoteca Municipal e o Fórum Lisboa) e estabelecendo co-produções com cineclubes e outras entidades para apresentar filmes noutros locais do país. Foi uma experiência muito bem recebida pelo público lisboeta, pois passaram pela sala do Cine-Estúdio 222, em menos de três anos, cerca de 80.000 pessoas.
A partir de 2004, a organização do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente passou a ser a principal actividade da Zero em Comportamento. Para além disso, a associação colabora também regularmente com diversas entidades nacionais e internacionais na área da programação e produção na área do cinema.

Emanuel Bernardes
Patrícia
Tiago



http://www.indielisboa.com/page.php?lang=1&id=19

Sem comentários:

Enviar um comentário