segunda-feira, 1 de março de 2010
APCA - Em ajuda dos animais mais necessitados
Quem são?
A Associação de Protecção aos Cães Abandonados, mais conhecida como APCA, associada ao Canil de São Pedro de Sintra, é uma associação totalmente privada, sem fins lucrativos, cujo objectivo é acolher cães abandonados, recuperá-los e encontrar-lhes um lar definitivo. Na associação os cães vivem em espaços abertos e, caso nunca sejam adoptados, morrem de velhice. Não se abatem cães, excepto em caso de doença terminal sem possibilidade de recuperação.
Todo o trabalho que faz depende das ajudas que obtem, quer sejam das quotas de sócios, das mensalidades dos padrinhos ou de donativos de amigos dos animais. Não recebem subsídio governamental nem de outra qualquer entidade, pelo que a "ginástica" financeira mensal é substancial para fazer frente a todas as despesas de alimentação, vacinação, medicação, esterilização, microchipagem, funcionários e veterinário que quase 200 cães requerem.
Como se processa a adopção?
Adoptar um cão é um acto de solidariedade ao alcance de todos os que se preocupam com as enormes carências da associação e dos animais que diariamente são acolhidos. Qualquer pessoa, família ou grupo pode adoptar um ou mais cães, devendo no caso de família ou grupo, ser designado um interlocutor único com a APCA.
Como apadrinhar?
Todos os animais apadrinhados continuam, no entanto, para adopção. Se um animal apadrinhado for entretanto adoptado, os padrinhos serão informados e poderão escolher outro protegido.
Como fazer voluntariado:
Tem tempo livre? Gostaria de ter um amigo em sua casa? O voluntariado é uma acção muito nobre que se foca no "dar" sem querer nada em troca. O flagelo dos animais abandonados consegue conquistar cada vez mais corações, pois os animais não têm como pedir ajuda, não têm como dizer quem lhes fez mal. É muito diferente ver os focinhos num site e estar em frente deles, ver os olhitos pedintes, ver a tristeza e o desalento. Não se pode ter medo de cães, pois existem nesta instituição quase 200 albergados no canil, que se passeiam em zonas abertas. Na chegada ao canil vê-se de imediato rodeado de patinhas, abraços e beijinhos, numa demonstração de afecto sinceramente agradecida.
O primeiro dia de voluntariado deverá ser um Sábado, para ter formação. Ao chegar ao canil, deverá preencher a Ficha de Voluntário, também disponível aqui caso a queira levar já preenchida. Para aqueles que são menores de idade, deverão trazer autorização escrita do encarregado de educação em como podem fazer voluntariado.
Como ajudar?
Há muitas actividades em que pode ajudar no canil:
• nas limpezas;
• a distribuir mimos;
• a escovar os cães;
• a passear os cães;
• a atender pessoas à porta;
• a levar e trazer cães do veterinário;
• a transportar ração doada;
• a participar em campanhas de adopção/divulgação;
• a angariar bens;
• e, muito importante, a divulgar os cães para adopção.
Email: www.apca.org.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário